domingo, 9 de outubro de 2011

Steve Jobs


"Vá em Paz"
Dia 5, Steve Jobs faleceu. Steve foi o fundador da Apple, mas você não precisa ter um produto da maçã para usar uma tecnologia que ele ajudou a popularizar.
Em seus 56 anos de vida, Steve fez várias coisas:
  1. Steve deixou o computador fácil de ser utilizado e, com isso, só para citar alguns exemplos, menos papel e deslocamento em busca de informações eram utilizados.
  2. Ele popularizou os MP3 players e a venda de músicas via internet. Isso significa que as músicas começaram a chegar para o cliente sem precisar de embalagem, disco e transporte.
  3. Fez o mesmo com filmes e seriados de TV.
  4. Seu último grande lançamento, o iPad, é responsável por um acréscimo sem precedentes no nível de leitura global, de livros e revistas – sem derrubar nenhuma árvore.
Se esses motivos forem insuficientes para você ficar mais simpático pela obra de Steve, aqui vão mais detalhes: ele era vegetariano e grande defensor da doação de órgãos. E não um vegetariano comum, pois já ficou um bom tempo só se alimentando de maçãs.
Hoje, você na frente de um computador e eu aqui do meu o utilizamos para tentar melhorar o mundo, um passo de cada vez, devemos muito a ele pela tecnologia que usamos. Desde as diversas opções de fontes, tamanhos e serifagens que facilitam a leitura, ao simples conceito de que os computadores poderiam estar na casa de cada pessoa para tornar suas vidas mais fáceis e divertidas.
Isso sem citar outras de suas criações, como o iPhone (e se você tem um celular com tela de toque ou diversos aplicativos instalados, deve muito a ele), e os estúdios Pixar – que com uma grande parceria o fez tornar-se maior sócio individual da Disney. Muitos dos filmes que você tanto gosta devem ter sido criados por suas empresas.
Diversas falas de Jobs demonstram o visionário e exemplar que ele foi, focando sua vida em mudar o mundo para melhor. Esse era seu foco, muito além da produção de aparelhos. Para Jobs, mais importante do que ser enterrado rico seria dormir com a sensação de ter feito algo mais pelas pessoas, e ele conseguiu isso.
Sim, sua empresa fabricou e fabrica eletrônicos em quantidade assustadora e é fundamental que a “e-reciclagem” aconteça para que o ciclo se feche. Esperamos e pressionamos para que isso aconteça. Todos devem fazer sua parte.
O mundo sentirá falta de um gênio tão inovador. Vá em paz, Steve Jobs!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Relógio Biológico X Horário De Verão 2011 ou 5772 / 2012 ou 5773:


A parte da ciência que estuda este fato é a Cronobiologia. Entre outros fatores, aCronobiologia estuda uma estrutura do nosso corpo, localizado no cérebro, que regula os horários de funcionamento do organismo. Dentro dohipotálamo existe um conjunto de células nervosas, que formam o Núcleo Supra-quiasmático e, ao emitirem sinais elétricos de forma rítmica, determinam o tempo no nosso organismo.
Pesquisa científica conduzida por laboratórios de cinco países da América do Sul com 9.251 pessoas no Brasil (em 2008) mostrou que 46% da população sente algum tipo de desconforto com o começo do horário de verão, entre elas:
Insônia, falta de apetite, cansaço, diminuição do rendimento no trabalho / escola, alterações no relógio biológico.
Entre os distúrbios resultantes da mudança está a dificuldade para dormir e a sonolência pela manhã. O corpo humano se prepara para acordar poucas horas antes do nascer do Sol, a temperatura começa a aumentar e o hormônio cortisol (C21H30O5) atinge seu pico no organismo. Mas quando, como no horário de verão, se é obrigado a acordar mais cedo, essas reações ficam fora de sintonia. O resultado desse desajuste é um sono mais curto, que leva à sonolência e à consequente falta de atenção, além de dificuldades de memória e outros problemas, que variam de pessoa para pessoa.
Sugestões:
a) Adiante os horários de refeições em uma hora. Caso isso não ocorra, o ideal é manter horários próximos e não almoçar um dia às 12 horas e no outro às 14 horas. Isso desregula o organismo.
b) Evite bebidas alcoólicas durante à noite no início da adaptação ao novo horário. Evite os cigarros e tenha uma alimentação saudável.
c) Tome banho morno, antes de ir dormir, relaxa bastante.
d) Aumente o consumo de frutas, sucos, chás gelados e se hidrate bastante nessa época.
Observações:
a) No Brasil não há ainda, estatísticas sobre os prejuízos causados pelo desajuste do relógio biológico, mas estudos da Universidade de British Columbia, EUA, dá conta que os acidentes de trânsito aumentam 8% no dia seguinte à implantação ao horário de verão.
Quando terminará o horário de verão em 2012?
A 41ª edição do "horário de verão" (2011-2012) terá início à zero hora do dia 16 de Outubro de 2011 ou 5772 e terminará à zero hora do dia 26 de Fevereiro de 2012. Significa que, da noite de sábado 15 para domingo 16, as pessoas que moram nas regiões onde o horário de verão vigorará devem "adiantar" seus relógios em uma hora.
Quem teve a ideia do horário de verão?
O “horário de verão” foi cogitado pela 1a vez em 1784, por Benjamin Franklin, observando que, nos meses de verão, o Sol nasce antes que as pessoas se levantassem.
Pensou ele: se os relógios fossem adiantados, a luz do dia seria mais bem aproveitada. O povo iria acordar, trabalhar e estudar em consonância com a luz do Sol, e com isso não se usariam tantas velas nas casas e fábricas daquela época.
Apesar de ter sido um cientista e político influente nos EUA, sua ideia, na época, não saiu do papel. Só em 1907, na Inglaterra, o construtor William Willett da Sociedade Astronômica Real, fez uma campanha para alterar os relógios no verão, reduzindo o "desperdício de luz diurna". A Alemanha, em 1916, também foi o 1o país no mundo a implantar o horário de verão, adotando a ideia de Franklin.